REPÚBLICA DO CAFÉ COM LEITE (1894 – 1930)

A República do Café com Leite teve início no ano de 1894, com o final da República da Espada, ocorrida entre os anos de 1889 até 1894, governada pelos marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, ocorreu a primeira eleição direta para presidente do Brasil. Nesta eleição teve início um novo período da história do Brasil, que ficou popularmente conhecido como a República do Café com Leite, durante este período o país foi governado por dois partidos políticos que se revezaram no poder, o PRP (Partido Republicano Paulista) e o PRM (Partido Republicano Mineiro), estes dois partidos eram formados pela elite brasileira, principalmente fazendeiros. Foi daí também que surgiu o nome do período República do Café com Leite, pois o PRP era formado por produtores de café e o PRM era formado por produtores de leite. Este período chegou ao fim no ano de 1930, com a Revolução de 30 liderada pelo gaúcho Getúlio Vargas.

PRESIDENTE DA REPÚBLICA DO CAFÉ COM LEITE:

Prudente de Moraes (1894 – 1898) Foi o primeiro presidente civil do Brasil, eleito através do voto popular, tomou posse após o fim do governo do Marechal Floriano Peixoto e o fim da República da Espada (1889 – 1894), seu governo foi marcado por um importante acontecimento de caráter histórico, a conhecida Revolta de Canudos, ocorrida entre os anos de 1895 até 1897, foi liderada pelo beato Antônio Conselheiro, ocorreu no sertão da região Nordeste, foi considerado um movimento social de caráter messiânico, ou seja, religioso, todos aqueles que se uniram a Conselheiro fundaram uma comunidade localizada no sertão, posteriormente entrando em confronto direto com o governo federal, que tinha como objetivo acabar com a comunidade. Nas batalhas que se seguiram, todos foram dizimados, ninguém se rendeu.

Campos Sales (1898 – 1902) O segundo presidente civil do Brasil, também assumiu após a realizações de eleições, em seu período de governo podemos marcar acontecimento como a realização do Funding Loan, um empréstimo adquirido dos ingleses no valor de dez milhões de libras, para acabar com as dívidas do governo federal, para pagar esse empréstimo, posteriormente foram criados impostos e os salários foram congelados. Também podemos destacar em seu governo um evento denominado como aPolítica dos Governadores: que foi um sistema de apoio (governo federal e estaduais) que resultou na união entre São Paulo e Minas Gerais, durante todo o período da república café com leite. Foi a partir deste momento que se iniciou o revezamento político entre Minas Gerais e São Paulo no poder, gerando um processo de eleições fraudulentas, marcado pelo voto do cabresto.

Rodrigues Alves (1902 – 1906) Assumiu o governo do Brasil em 1902 o evento mais importante de seu governo foi a Revolta da Vacina, ocorrida no ano de 1904, foi considerado um levante popular ocorrido na cidade do Rio de Janeiro, o movimento de caráter social era contrário à obrigatoriedade da vacina contra a febre amarela a vacina havia sido aprovada pelo governo com o apoio do médico sanitarista Oswaldo Cruz. Também em seu governo ocorreu novamente o Convênio de Taubaté no ano de 1906, foi uma reunião realizada para tomar medidas que garantissem a rentabilidade financeira do cafeicultor, em relação ao problema da superprodução e da queda de preços do produto, o governo passaria a comprar excedentes de café e estocar para revender no período entre safras, sempre buscando apoiar a elite cafeicultora do Estado de São Paulo.

Afonso Pena (1906 – 1909) Ficou no governo por um curto tempo, manteve ao longo de seu governo a política de valorização e estoque do café, beneficiando os cafeicultores. Faleceu antes de concluir seu mandato.

Nilo Peçanha (1909 – 1910) Com a morte de Afonso Pena, o vice – presidente Nilo Peçanha assume o governo para completar o mandato. Ficou pouco tempo no poder, apenas manteve as políticas criadas pelos seus antecessores e ampliou a malha ferroviária em diversas regiões do Brasil.

PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ACESSE: https://profdanihistoria.com.br/a-primeira-guerra-mundial-1914-1918/

Hermes da Fonseca (1910 – 1914) Seu governo foi marcado pela Revolta do Contestado um movimento de caráter messiânico ocorrido no sul do país no ano de 1912, após a morte de seu líder, José Maria, os revoltosos lutaram contra tropas do governo sendo derrotados. Outro acontecimento importante foi a Revolta da Chibata do ano de 1910, neste evento os revoltosos eram marinheiros que buscavam melhores condições de trabalho e melhores salário, ao final do movimento, o governo prendeu parte dos revoltosos que foram obrigados a promoverem trabalhos forçados em situação degradante.

Venceslau Brás (1914 – 1918) Foi o presidente do Brasil durante um dos maiores conflitos da história, a Primeira Guerra Mundial. Apesar de inicialmente proclamar-se neutro, em relação ao processo da Primeira Guerra Mundial, o Brasil acabou fornecendo matérias – primas e posteriormente enviou médico, enfermeiros e medicamentos para as frentes de batalhas. Devido a este evento, a indústria brasileira ganhou força, promovendo uma ampliação no número de empregos gerados neste período no setor industrial.

Delfim Moreira (1918 – 1919) Quem vence as eleições neste período foi Rodrigues Alves, que logo em seguida veio a falecer, quem efetivamente assumiu a presidência foi o seu vice, Delfim Moreira que convocou novas eleições.

Epitácio Pessoa (1919 – 1922) Durante o seu governo ocorreu o Tenentismo (1920 – 1930), foi um movimento político e também militar ocorrido nos anos 20, no qual estiveram envolvidos jovens do exército, que mantiveram uma postura crítica contra a República Velha, repreendendo o sistema eleitoral brasileiro (eleições do cacete, voto do cabresto, curral eleitoral). A Revolta do Forte de Copacabana (1922) foi um dos episódios que fez parte do movimento tenentista.

PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O TEMA, ACESSE: https://profdanihistoria.com.br/questoes-republica-do-cafe-com-leite/

Artur Bernardes (1922 – 1926) Durante o seu governo ocorreu um movimento social que ficou popularmente conhecido como a Coluna Prestes, liderado por Luís Carlos Prestes, foi uma marcha pelo interior do país, ocorrida entre os anos de 1925 até 1927, teve como participantes revoltosos do Rio Grande do Sul e de São Paulo, foram perseguidos pelas tropas do governo e obrigados a exilarem-se nos países vizinhos.

Washington Luís (1926 – 1930) Washington Luís, devido à crise econômica que vai se instalando no Brasil, em seu mandato rompe com a política do café com leite, sugerindo um candidato paulista para sucedê-lo, Minas Gerais forma então uma chapa de oposição com os estados do Rio Grande do Sul e da Paraíba, tendo como candidato a presidência o gaúcho Getúlio Vargas e como vice João Pessoa ambos do Partido Aliança Liberal, os mineiros perdem, devido as eleições fraudulentas e por esse motivo eclode a Revolução de 1930 Júlio Prestes, vitorioso na eleição foi impedido de assumir o poder sendo este poder passado para as mãos de Getúlio Vargas.

PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O GOVERNO DE GETÚLIO VARGAS ACESSE: https://profdanihistoria.com.br/a-era-vargas-1930-1945/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *