PERÍODO PRÉ-COLONIAL: A EXTRAÇÃO DO PAU BRASIL (1500 a 1532)

Os termos “descobrimento” ou “achamento” do Brasil estão relacionados ao processo denominado como eurocentrismo (ou seja, a valorização da cultura europeia, em detrimento as demais culturas existentes pelo mundo), a partir desta visão, predominantemente europeia, se desconsidera a presença dos povos indígenas (os povos nativos) antes da chegada dos portugueses no território brasileiro.

Devido a este fator optamos pelo termo “chegada” dos portugueses ao Brasil. A chegada dos povos ibéricos (Espanhóis e Portugueses) na América de modo geral ocorreu somente devido ao processo de Expansão Marítima Europeia ou também denominado como o processo das Grandes Navegações Marítimas, que se desenvolveu na Europa no início da Idade Moderna. O evento da chegada dos portugueses ao Brasil, ocorreu em 22 de abril do ano de 1500, data que inaugura o que chamamos de fase pré-colonial. Neste período não houve a colonização propriamente dita do Brasil, os portugueses não se fixaram no território.

PARA SABER MAIS SOBRE O PROCESSO DE COLONIZAÇÃO NO BRASIL ACESSE: https://profdanihistoria.com.br/trafico-negreiro-e-escravismo-no-brasil/

Após os primeiros contatos com os indígenas, os portugueses começaram a explorar (extrair) o pau-brasil do litoral brasileiro. Este produto adquiriu um grande valor de mercado por toda a Europa. Para executar esta exploração, os portugueses utilizaram o sistema de escambo, onde davam espelhos, apitos, entre outras bugigangas sem o mínimo de valor aos povos nativos (índios) em troca do trabalho na extração da madeira nobre. Durante estas três décadas, o Brasil foi por inúmeras vezes atacado pelos holandeses, ingleses e também franceses que tinham ficado de fora do Tratado de Tordesilhas (acordo entre Portugal e Espanha que dividiu as terras “não descobertas” no ano de 1494).

PARA SABER MAIS SOBRE O PROCESSO DE COLONIZAÇÃO NO BRASIL ACESSE:https://profdanihistoria.com.br/economia-e-sociedade-na-fase-do-acucar-no-brasil-seculos-xvi-e-xvii/

Os navios corsários ou piratas saqueavam e contrabandeavam o pau-brasil que ficava armazenado nas feitorias (local próximo a praia que servia como forma de estocar o pau-brasil antes de ser levado para as caravelas). O medo da coroa portuguesa era perder o território brasileiro para um outro país. Para tentar evitar estes ataques, Portugal organizou e enviou ao Brasil as Expedições Guarda-Costas, a partir de 1502, mas obteve pouco sucesso, pois o território brasileiro era muito extenso para ser patrulhado.

Os portugueses continuaram a exploração da madeira. No ano de 1532, o rei de Portugal organizou a primeira expedição com objetivos de promover a colonização do Brasil. Esta foi comandada por Martin Afonso de Souza e tinha como objetivos: povoar o território brasileiro, expulsar os povos invasores, implantar o sistema de escravidão no Brasil e iniciar também o cultivo de cana-de-açúcar.

PARA SABER MAIS SOBRE O PROCESSO DE COLONIZAÇÃO NO BRASIL ACESSE:https://profdanihistoria.com.br/expansao-territorial-no-brasil-colonia/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *