O ISLAMISMO

O SURGIMENTO DA RELIGIÃO ISLÂMICA

A religião islâmica ou também denominada como religião muçulmana, foi fundada por seu profeta de nome Maomé, durante o século VII, no período da história medieval (Idade Média). Esta religião, tem uma crença de cunho monoteísta, ou seja, a crença em apenas um único deus, chamado por eles de Alá.

Maomé, o fundador da religião islâmica, durante uma boa parte da sua vida atuou como um mercador, ou seja, comerciante em caravanas junto com a sua família pelo deserto, mas sempre foi um jovem que se demonstrou muito interessado em aprender e desde muito cedo aprendeu a ler e a escrever passando a se interessar por inúmeros livros relacionados as religiões monoteístas daquela época, são elas, o judaísmo e também o cristianismo, estas duas religiões acabaram influenciando fortemente na criação da religião islâmica por seu fundador.

Durante os séculos VII e VIII, a religião islâmica cresceu e foi se espalhando por toda a região da Península Arábica. A região se atrelou em torno de um Estado forte, e unida pela mesma crença religiosa monoteísta muçulmana. Tornando – se hoje a segunda maior religião do mundo em número de adeptos, ficando apenas atrás de outra religião monoteísta, o cristianismo.

O PROFETA MAOMÉ

Maomé foi um profeta, que recebeu as orientações do anjo Gabriel para criar uma nova religião. A partir desse ponto, escreveu um livro com as orientações de como deveria ser e quais as características deveriam ter essa nova religião, que recebeu o nome de religião islâmica ou também muçulmana, o seu livro sagrado foi denominado como Alcorão ou Corão. Inicialmente Maomé, acompanhado de sua esposa Kadidja (que sempre o apoio muito em todos os momentos), começou a pregar em sua cidade natal chamada de Meca. Porém, parte dos habitantes desta cidade não aceitaram as suas pregações, por acreditarem que Maomé seria um falso profeta.

 Mas, no ano de 622, o profeta Maomé viu-se obrigado a fugir da cidade de Meca e foi para outra cidade denominada como Medina. Este momento, que ficou conhecido como Hégira (fuga de Maomé e início do calendário para a religião muçulmana), foi de grande importância para o desenvolvimento do Islã. Na cidade de Medina, grande parte dos habitantes aceitaram a mensagem do profeta Maomé. Em questão de pouco tempo, o Islamismo foi se espalhando por quase toda a região da Península Arábica.

TEMPLO ISLÂMICO

CARACTERÍSTICAS E CURIOSIDADES DO ISLAMISMO

  • As pessoas que seguem, ou seja aqueles que são os adeptos da religião islâmica são chamados de muçulmanos ou, também de islâmicos.
  • Para aqueles que seguem a religião muçulmana, Maomé não é considerado como uma forma de Deus. Ele é considerado como um profeta (o enviado de Deus a Terra), ou seja, ele é o messias para os povos do islâmicos.
  • A doutrina muçulmana ou islâmica não permite, de nenhuma forma a representação, através de qualquer tipo de imagem, desenhos, entre outras formas, tanto de seu profeta Maomé quanto de seu Deus Alá.
  • O local de orações e também o local de pregações para o Islamismo é denominado com o nome de mesquita, um tipo de igreja ou templo religioso para os seus seguidores.
  • Os muçulmanos como pede a tradição de sua religião, devem rezar, voltados para a cidade de Meca, cinco vezes ao dia.
  • Outra característica importante é jejuar todos os anos ao longo do mês do Ramadã. Neste mês, considerado como sagrado para os povos islâmicos, toda a alimentação deve ocorrer somente no período noturno, durante o dia eles ingerem apenas água.
  • Outro item de grande importância desta lista é visitar a cidade de Meca pelo menos uma vez na vida (obrigação de todos os muçulmanos), para rezar junto ao local denominado como Caaba. Este evento é conhecido como a Peregrinação a Meca, e tem grande destaque no calendário dos povos muçulmanos.
  • O ponto considerado como o mais sagrado do mundo, para qualquer islâmico, é a Caaba. Sendo uma edificação onde se encontra a pedra sagrada para os islâmicos denominada como a Pedra Negra (os povos islâmicos afirmam que ela se tornou negra devido aos grandes pecados disseminados pelo mundo). Este local é o principal ponto de peregrinação dos povos islâmicos que vivem em qualquer parte do mundo.

3 thoughts to “O ISLAMISMO”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *