OS POVOS ASTECAS

Localização dos Povos Astecas

Os Astecas são um dos povos que pertenceram as denominadas sociedades pré-colombianas, ou seja, aquele grupo de sociedades que se desenvolveram no Continente americano antes da chegada e da posterior dominação dos europeus (espanhóis) a partir do final do século XV, são elas: Os Maias, os Incas e os Astecas.

Os povos Astecas viveram e se desenvolveram mais especificamente na região onde hoje está situado o México Central e tinham a maior e a mais poderosa cidade das Américas até aquele momento, que levou o nome de Tenochtitlán.

PARA SABER SOBRE OS MAIAS ACESSE: https://profdanihistoria.com.br/os-povos-maias/

A Sociedade dos Astecas

 A sociedade asteca era dividida de maneira bastante rígida, entre os nobres (imperador, aristocracia, militares e demais membros da nobreza), que possuíam suas próprias terras, e poderiam ser líderes de comunidades e os povos comuns (artesão, comerciantes, camponeses) que trabalhavam nas terras dos nobres e também eram aqueles que pagavam impostos por último haviam também os escravos que pertenciam a nobreza e possuíam determinados direitos legais.

A Religião dos Astecas

Desempenhava um papel muito importante na cultura asteca, as atividades religiosas eram realizadas em templos, situados dentro de muralhas, que podiam conter, as residências dos sacerdotes, escolas e piscinas utilizadas para os processos de purificação, os sacerdotes (religiosos) eram sustentados pela comunidade, pois viviam em um sistema de claustro, ou seja, de isolamento total, estes sacerdotes astecas eram muito valorizados dentro da sociedade, por serem considerados intermediários entre os homens e os deuses. Os astecas tinham uma cultura que continham sacrifícios humanos como uma das formas de agradar e também acalmar aos seus deuses.

A Economia da Sociedade Asteca

A agricultura era o fundamento da economia de subsistência desta população. Cultivava-se uma ampla variedade de produtos agrícolas, principalmente grãos diversos, sendo o milho o mais importante, considerado a base da cultura alimentar desta população, a sua bebida mais importante era o cacau, muito consumida até os dias de hoje na região; o sistema econômico era bastante desenvolvido havendo mercados de troca locais e também regionais, os principais produtos de troca, que serviam como moedas eram os caroços de cacau e as mantas feitas de algodão.

PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS CIVILIZAÇÕES PRÉ-COLOMBIANAS ACESSE: https://profdanihistoria.com.br/%ef%bb%bfintroducao-as-civilizacoes-pre-colombianas/

O Desenvolvimento urbano

Haviam cidades de tamanho razoável por todo o império Asteca, a maior destas cidades era Tenochtitlán, a capital do império e continha vastos palácios, templos religiosos, grandes praças e também mercados, onde era realizado todo tipo de comércio. O espanhol Hernán Cortés, ao tomar a cidade, arrasou-a, construindo em seu lugar a Cidade do México.

A Política dos Astecas

Havia um grande número de comunidades fortemente militarizadas no momento da chegada dos espanhóis, liderados por Hernán Cortés, a maioria das vezes as cidades menores estavam diretamente ligadas as cidades maiores, mesmo sendo, na maioria das vezes, politicamente autônomas em suas decisões.

Hernán Cortés e a sua esquadra desembarcaram no continente da América no ano de 1519, alcançando a cidade Asteca de Tenochtitlán em novembro do mesmo ano. Montezuma II, imperador dos astecas, os acolheu, mas a população revoltada, expulsou os espanhóis da cidade. Em agosto de 1521, Cortés retorna, destrói a capital e mata seu governante, na época, Cuauhtemoc, pondo fim ao Império Asteca.

PARA SABER SOBRE OS INCAS ACESSE: https://profdanihistoria.com.br/os-povos-incas/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *