A REFORMA RELIGIOSA

CAUSAS DA REFORMA RELIGIOSA:

Crise do Sistema Feudal (fim do feudalismo);

Surgimento de uma nova classe social denominada como Burguesia (comerciantes);

Desenvolvimento dos Burgos (cidades medievais);

Centralização do poder nas mãos dos reis (Monarquias Absolutistas);

Desenvolvimento dos Estados Nacionais (países da Europa);

Desenvolvimento do Mercantilismo (Sistema econômico da Idade Moderna);

E o desenvolvimento do Renascimento na Europa.

Formou-se uma sociedade com um novo tipo de pensamento, que passou a criticar (racionalismo) o que ocorria a sua volta, que passou a valorizar o homem (antropocentrismo e humanismo) e que começou a questionar os ensinamentos da maior instituição do período da Idade Média, a Igreja Católica. Essa nova sociedade que se desenvolveu durante a Idade Moderna e não se encontrava sincronizada com os pensamentos do catolicismo medieval, que ainda defendia a realização do comércio como sendo um pecado, que condenava o fim do sistema feudal e que era contrária a qualquer forma de avanço tecnológico, principalmente no ramo da medicina, pois afirmavam que as doenças eram castigos de Deus.

Essa nova sociedade estava em busca de uma religião que pudesse atingir os seus anseios e compreender as mudanças deste novo período, se adequando a ele. Foi então que ocorreu, o que vamos chamar de Reforma Religiosa, foi o surgimento das religiões de cunho protestantes na Europa durante o século XVI no período da Idade Moderna. Este novo grupo de religiões vem ao encontro da nova classe social, a burguesia e também do novo pensamento crítico e questionador do período. A primeira destas religiões da Idade Moderna foi o Luteranismo, religião protestante criada por Martinho Lutero.

PARA RESPONDER QUESTÕES SOBRE O TEMA ACESSE: https://profdanihistoria.com.br/questoes-reforma-religiosa/

MATINHO LUTERO

LUTERANISMO

A religião Luterana foi criada por Martinho Lutero, no século XVI, que antes de ser o fundador do Luteranismo foi Monge e Professor da Igreja Católica. Por diversas vezes Lutero questionou os ensinamentos da religião católica, apontando que era necessária uma mudança profunda nas estruturas do catolicismo, para que a sociedade pudesse entrar em sintonia com a igreja. Em seus momentos de questionamento escreveu as suas 95 teses no ano de 1517, (eram 95 ideias e propostas que iriam auxiliar a igreja neste novo período), suas ideias não foram aceitas pela igreja católica que não queria promover mudanças profundas em sua base, devido a sua insistência Lutero foi excomungado e expulso da Igreja Católica no ano de 1521, foi a partir deste momento, com a proteção de diversos setores da sociedade alemã que teve início a religião que ficou denominada como Luteranismo.

O Luteranismo se espalhou pela Alemanha, e foi ganhando adeptos que se identificavam com os pensamentos desta nova religião, entre eles podemos citar os burgueses e os camponeses. Receberam o nome de protestante, pois, passaram a protestar por seu direito de fazer parte de uma nova religião, mesmo tendo sofrido diversas vezes com perseguições por serem considerados contrários aos pensamentos da Igreja Católica. Somente no ano de 1555, com a assinatura de um documento que recebeu o nome de Paz de Augsburgo cessou a perseguição contra os protestantes na Alemanha e a população passou a ter liberdade religiosa dentro de seu território.

IGREJA CALVINISTA

CALVINISMO

Inspirado nas ideias de Matinho Lutero, o teólogo João Calvino, criou na Suíça, a sua própria religião protestante, denominada como Calvinismo, no ano de 1533. Sua religião também foi amplamente aceita pela classe social dos burgueses, pois João Calvino defendia a obtenção do lucro, afirmando que promover comércio não poderia ser considerado como pecado.

Sua maior obra foi o Livro Instituição Cristã de 1536, considerada a obra que contém as doutrinas e ideias da religião Calvinista, também foi responsável pelo desenvolvimento da teoria da Predestinação, que afirmava que as atitudes ao longo da vida estão relacionadas com o que irá ocorrer após a morte. A religião Calvinista era bastante simples se resumindo a comentários da Bíblia, preces e cantos.

HENRIQUE VIII

ANGLICANISMO

Também considerada uma religião de ramificação protestante na Europa, o Anglicanismo foi criado na Inglaterra pelo rei Henrique VIII, a partir da assinatura de um documento denominado como Ato de Supremacia no ano de 1534, que além de oficializar a nova religião fazia com que o rei fosse seu representante maior. Com a nova religião, Henrique VIII queria criar o divórcio (pois tinha como objetivo se divorciar da sua esposa Catarina de Aragão, com a qual não conseguia ter filhos para quem pudesse deixar o trono) e tomar os bens da Igreja Católica em território inglês.

O Anglicanismo, de todas as religiões de cunho protestantes que se desenvolveram ao longo do período da Idade Moderna, foi a que mais se assemelhava a Igreja Católica tanto em sua indumentária como em seus rituais. Atualmente conta com 25 milhões de membros somente na Inglaterra.

CONSEQUÊNCIAS DA REFORMA:

Como principais consequências da Reforma Religiosa ou também conhecida como Reforma Protestante, podemos mencionar o desenvolvimento das religiões protestantes na Europa e a reação da igreja católica que criou um movimento com o objetivo de combater o desenvolvimento do protestantismo no continente europeu, este movimento ficou conhecido como a Contrarreforma Religiosa. Foi uma série de medidas da Igreja Católica para tentar conter o avanço das religiões protestantes.

Conselhos


Mensagens e Imagens

2 thoughts to “A REFORMA RELIGIOSA”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *