A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939–1945)

Causas da Segunda Guerra Mundial:

O homem tem que estabelecer um final para a guerra, senão, a guerra estabelecerá um final para a humanidade.(John F. Kennedy)

Podemos afirmar que vários foram os fatores por influenciarem no início deste grande conflito de proporções mundiais no final da década de 1930. E que direta ou indiretamente participaram do conflito países de todas as partes do mundo. Um dos motivos para o início da Segunda Guerra Mundial e considerado como sendo o de maior importância foi o desenvolvimento, a partir da década de 1920, no continente europeu, de governos ou também denominados regimes totalitários com objetivos militaristas e expansionistas, são eles, o Nazismo, na Alemanha, liderado por Adolf Hitler, o Fascismo, na Itália, liderado por Benito Mussolini e o Franquismo, na Espanha, liderado por Francisco Franco.

CAMPO DE CONCENTRAÇÃO

A Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) deixou marcas profundas em diversos países da Europa, devido a isto a ideia de uma segunda guerra mundial como forma de vingança não estava descartada. Devido a isto, na Alemanha surgiu o Regime Totalitário denominado como Nazismo, liderado por Adolf Hitler e que tinha como um de seus principais objetivos expandir o território alemão, indo contra as propostas que foram impostas pelo Tratado de Versalhes em 1919. Na Itália estava se desenvolvendo o Partido Fascista, liderado por Benito Mussolini. E na Espanha, surgiu o regime denominado como Franquismo liderado por Francisco Franco.

Tanto a Itália quanto também a Alemanha, passavam por uma grave crise econômica no final da década de 1920 e início da década de 1930, com milhares de desempregados, falências de inúmeras empresas, crise nos exércitos, entre outros fatores. Uma das soluções pensadas e adotadas pelos regimes totalitários destes países foi proporcionar o crescimento da industrialização, principalmente as indústrias de equipamentos para a guerra.

No continente asiático, o Japão possuía uma intensa vontade de se expandir territorialmente. Estes três países (Alemanha, Itália e Japão), claramente com objetivos expansionistas, uniram-se e formaram o grupo da guerra denominado como Eixo. A partir deste momento esses países começaram a traçar o que seria a maior guerra da história mundial.

Também como características do início da Segunda Guerra Mundial, nós temos o ressurgimento do Nacionalismo exacerbado, da Xenofobia (aversão contra estrangeiros), da utilização da propaganda como forma de manipulação da sociedade no período, do desenvolvimento de um forte militarismo, da perseguição das minorias, do sentimento de superioridade racial.

PARA SABER MAIS SOBRE O NAZISMO ACESSE: https://profdanihistoria.com.br/o-desenvolvimento-do-nazismo-e-a-origem-da-segunda-guerra-mundial/

Desenvolvimento da Segunda Guerra Mundial:

Todos os fatores citados anteriormente, fizeram com que o processo da Segunda Guerra Mundial tivesse iniciado oficialmente no ano de 1939, quando o exército liderado por Adolf Hitler invadiu a Polônia. Logo de imediato, tanto a França quanto a Inglaterra declararam guerra contra a Alemanha. Posteriormente, a França, a Inglaterra, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e também os Estados Unidos formaram o grupo denominado como Aliados.

O período que vai dos anos de 1939 até 1941 foi marcado por vitórias do grupo do Eixo, lideradas pelo exército da Alemanha, que além de conquistar diversas regiões, também foi responsável por implantar a blitzkrieg (guerra relâmpago) e iniciar o Holocausto (perseguição e morte de milhares de judeus).

No ano de 1941 o Japão ataca a base militar norte-americana de Pearl Harbor no Oceano Pacífico (Havaí). Com este ocorrido, considerado uma verdadeira traição pelo governo norte-americano, os Estados Unidos se viu forçado a entrar no conflito ao lado do grupo dos aliados.

Do ano de 1941 até o ano de 1945 ocorreram às derrotas do grupo do Eixo, iniciadas com as derrotas sofridas pelos soldados alemães no inverno da União Soviética. Foi a partir deste período, que ocorre progressivamente a diminuição de vitórias do grupo do Eixo e ampliou-se o número de vitórias dos Aliados. Com a entrada dos Estados Unidos, após o ataque a Pearl Harbor, os aliados foram ganhando força nas frentes de batalhas.

O Brasil teve uma participação direta com o conflito mundial, enviando para a Itália os soldados conhecidos popularmente como pracinhas da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Ficando ao lado do grupo dos Aliados e enfrentando o exército da Itália.

A Segunda Guerra Mundial chegou ao fim no ano de 1945 inicialmente com a rendição da Alemanha e da Itália. Posteriormente o Japão, último país a assinar o tratado de rendição, sofreu um forte ataque dos Estados Unidos, que jogou bombas atômicas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagazaki.

PARA SLIDES DO TEMA ACESSE: https://profdanihistoria.com.br/slides/

Consequências da Segunda Guerra Mundial:

Várias consequências permearam o fim do processo da Segunda Guerra Mundial, entre eles podemos citar, os prejuízos enormes, principalmente para aqueles países que foram derrotados (grupo do Eixo). A soma da tragédia humana foi de milhões de mortos e feridos, além de inúmeras cidades destruídas, além de indústrias e regiões rurais que se tornaram temporariamente improdutiva, fora o grande número de dívidas incalculáveis. Aproximadamente 6 milhões de judeus foram mortos nos Campos de Concentração criados pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

Com o final do conflito de caráter mundial, no ano de 1945, foi criada a ONU (Organização das Nações Unidas), cujo objetivo seria a tentativa de manutenção da paz entre as nações do mundo. Posteriormente, inicia-se um período conhecido como Guerra Fria, colocando, em lados opostos, EUA e URSS.

3 thoughts to “A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939–1945)”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *