A CONTRARREFORMA RELIGIOSA

A contrarreforma religiosa foi um conjunto de medidas tomadas pela Igreja Católica para conter o avanço da Reforma Protestante e buscar assegurar a supremacia católica na Europa durante o século XVI.

TRIBUNAL DA INQUISIÇÃO

Entre essas medidas podemos citar o Tribunal do Santo Ofício ou também conhecido como a Santa Inquisição, este órgão da Igreja Católica foi criado com o objetivo de julgar e punir todos aqueles que pudessem ir contra o catolicismo, entre esses podemos citar, os hereges, os bruxos, os protestantes, os judeus, entre outros. Ele foi colocado em prática tanto na Europa como na América, e quem julgava eram os inquisitores.

PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A REFORMA PROTESTANTE ACESSE: https://profdanihistoria.com.br/a-reforma-religiosa/

Outro órgão criado neste mesmo período, também com o objetivo de conter o avanço do protestantismo foi a Companhia de Jesus, esta foi uma escola que preparava padres jesuítas para implantar a catequese no Novo Mundo, ou seja, na América, nos grupos indígenas e promover o avanço da Igreja Católica para outras regiões além da Europa. Um exemplo de jesuíta que veio para o Brasil catequisar os grupos indígenas foi o padre Anchieta, na região de São Paulo.

A Igreja Católica também criou o INDEX, o Índice de livros considerados proibidos pela Igreja Católica, entre eles os livros relacionados a ciência e que consequentemente iriam contra aquilo que a religião afirmava como sendo verdade neste período.

PADRE ANCHIETA E INDÍGENAS

CONCÍLIO DE TRENTO (1545 – 1563)

O Concílio de Trento foi um conjunto de medidas que buscavam modificar a Igreja Católica e as suas características neste período. Pois somente com medidas punitivas não estava sendo possível conter o avanço do protestantismo na Europa.

Entre as medidas do Concílio de Trento podemos destacar:

– A Criação de Seminários (a formação do clero passou a ter uma base rígida e disciplinar);

– Proibição da Venda de Cargos Eclesiásticos (a partir deste momento os cargos da igreja deveriam ser assumidos através da vocação e dos estudos);

– Proibição da Venda de Indulgências (a partir deste momento ficava proibido a venda de qualquer objeto como sendo religioso e também a venda do perdão).

PARA QUESTÕES SOBRE A REFORMA PROTESTANTE ACESSE: https://profdanihistoria.com.br/questoes-reforma-religiosa/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *