EXPANSÃO TERRITORIAL NO BRASIL COLÔNIA

A expansão territorial brasileira foi o período histórico marcado pela ampliação do território do país, a partir do século XVI.

Vários fatores colaboraram para que os portugueses ultrapassassem a linha imaginária do Tratado de Tordesilhas:

PADRES JESUÍTAS

As Missões Jesuíticas: Nas missões Jesuíticas, os padres jesuítas ensinavam os índios a ler e a escrever o português, a cultura europeia, a desenvolver a agricultura e a professar a religião católica, essas missões foi um dos principais fatores que ajudaram a ampliar o território nacional, durante o período de colonização do Brasil pelos portugueses.

PARA SABER MAIS SOBRE O PERÍODO DO BRASIL COLÔNIA, ACESSE: https://profdanihistoria.com.br/o-ciclo-do-ouro-no-brasil-seculo-xviii/

Expansão Oficial: A expansão oficial do território brasileiro desenvolveu-se através de diversas ocupações militares principalmente das regiões norte e nordeste.

As Entradas: Eram as expedições financiadas pelo governo português com o objetivo de reconhecer a terra e procurar metais e pedras preciosas, tinha como objetivo a preocupação de não ultrapassar a linha imaginária do Tratado de Tordesilhas.

As Bandeiras: Eram expedições financiadas por particulares com os objetivos de capturar índios, negros fugidos e procurar metais preciosos, em geral partiam de São Paulo.

As bandeiras podiam ser de três tipos diferentes:

  • O Ciclo da caça ao índio: se dedicavam ao aprisionamento dos gentios para trabalharem como escravos principalmente nas fazendas de cana de açúcar na região nordeste.
  • O Ciclo do ouro e dos diamantes: procura por metais preciosos, desenvolveu-se principalmente na região sudeste.
  • O Ciclo do sertanismo de contrato: senhores de engenho contratavam expedições para capturar índios e negros que haviam fugido das fazendas.
OS BANDEIRANTES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *