A REVOLUÇÃO FRANCESA (1789-1799)

ANTECEDENTES DA REVOLUÇÃO

A situação da França durante a Idade Moderna, na época do Antigo Regime, no século XVIII era de uma imensa desigualdade social, pobreza extrema, falta de recursos básicos (saneamento, água encanada, rede de esgoto, escolas, sistema de saúde, entre outros).

LUÍS XVI

A França entre o final da Idade Média e durante todo o período da Idade Moderna foi um país com um Regime Absolutista de poder. O rei governava com poderes absolutos, e considerados como sendo de origem divina, seus poderes não tinha nenhum tipo de restrição legal, ou seja, o rei governava com poderes ilimitados, sem que nada pudesse parar suas atitudes. Havia uma total falta de democracia, e a população francesa não podiam votar ou emitir a sua opinião.

Os oposicionistas do governo absolutista eram presos na Bastilha, a prisão política francesa, uma vez estando na prisão eram julgados e muitas vezes condenados à guilhotina.

A sociedade da França do século XVIII era dividida em estados ou em estamentos que eram grupos sociais estagnados. No topo da pirâmide, social estava o clero os membros da igreja católica, que tinha o privilégio de não pagar impostos. Abaixo estava a nobreza formada pelo rei, sua família, condes, duques, marqueses nobres que viviam de banquetes, festas, roupas caras e o luxo na corte.

A base da sociedade era formada pelo terceiro estado (artesãos, camponeses e burguesia) que, mantinha toda a sociedade com seu trabalho e o pagamento dos impostos. Foi o terceiro estado que passava por toda a dificuldade desse período, mesmo pagando impostos não tinham direitos e não recebiam nenhum tipo de benefício.

GIRONDINOS E JACOBINOS

Os girondinos, representavam a alta burguesia, queriam evitar uma participação maior dos camponeses e artesãos na política francesa, acreditavam que através de um processo gradual a França iria abandonar o Regime Absolutista e se tornar uma democracia, sem a necessidade do uso da força.

Os jacobinos representavam à baixa burguesia, os camponeses e também os artesãos e defendiam uma maior participação popular no governo, eram liderados por Robespierre, e defendia uma revolução armada e a retirada do rei do poder à força, através de uma revolução popular. O lema dos revolucionários era “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, pois ele resumia os desejos do terceiro estado. Este lema foi colocado em prática devido as ideias dos representantes do Iluminismo, que buscavam acabar com o Antigo Regime.

Para testar seus conhecimentos sobre o tema “O MOVIMENTO ILUMINISTA” resolva o quiz: https://profdanihistoria.com.br/quiz/movimento-iluminista/

A REVOLUÇÃO FRANCESA (14/07/1789)

A situação social na França durante o Antigo Regime era bastante grave e o povo muito insatisfeito foi às ruas com o objetivo de tirar o poder do rei e arrancar do governo toda a nobreza e a monarquia comandada pelo rei Luís XVI.

A Queda da Bastilha ocorreu em 14/07/1789 e marca o início do processo da Revolução Francesa, pois a prisão política era o símbolo da monarquia francesa e deveria ser destruída pelos revolucionários. Após terem invadido a Bastilha, eles partiram para o Palácio de Versalhes, onde a família real foi capturada enquanto tentava fugir. Após serem presos, os integrantes da monarquia, entre eles o rei Luís XVI, sua esposa Maria Antonieta e seus filhos foram guilhotinados em 1793.

Posteriormente os bens da Igreja Católica foram confiscados pelos revolucionários. Em agosto de 1789, a Assembleia Constituinte cancelou os direitos absolutistas e promulgou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Este documento trazia inúmeros avanços para a sociedade, garantindo os direitos aos cidadãos, além de participação política para o povo.

ROBESPIERRE

A FASE DO TERROR

No ano de 1792, os radicais liderados por Robespierre assumem o poder da França. Robespierre começou a agir de modo extremamente violento, enviando para a guilhotina todos aqueles que se mostravam contra o seu governo revolucionário, devido a isto seu governo ficou conhecido como Período do Terror. A violência e a radicalização política são as marcas deste período.

No ano de 1795, os girondinos assumem o poder e começam a instalar um novo governo na França. Uma Constituição é aprovada, garantindo o poder aos girondinos. Napoleão Bonaparte é colocado no poder com o objetivo de implantar um governo burguês.

CONCLUSÃO DA REVOLUÇÃO

A Revolução Francesa foi um marco na passagem da História Moderna para a História Contemporânea da nossa civilização. Significou o fim do sistema absolutista, do Antigo Regime e dos privilégios da nobreza.

A população da França passou a ter seus direitos sociais respeitados. A qualidade de vida teve uma melhora bastante significativa. A burguesia conduziu todo o processo de forma a garantir seu domínio sobre a população. As bases para uma sociedade burguesa e capitalista foram estabelecidas durante a revolução.

A Revolução Francesa influenciou com seus ideais iluministas, a Independência dos Estados Unidos, a Independência dos países da América Espanhola e também o movimento de Inconfidência Mineira no Brasil na época da colônia.

2 thoughts to “A REVOLUÇÃO FRANCESA (1789-1799)”

  1. Muito bom está ótimo estou pronto para prova do dia 29/03 obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *