OS POVOS INCAS

Localização da Sociedade dos Incas

O império Inca durou menos de um século, perdurando aproximadamente entro os anos de 1438 a 1532, desde sua primeira vitória militar (onde os incas promoveram inúmeras conquistas territoriais) até a queda de seu império andino e a sua posterior conquista pelos espanhóis, liderados por Francisco Pizarro. Os Incas, como grande sociedade, fixaram-se nas regiões montanhosas do Peru (de modo mais específico na Cordilheiras dos Andes), criando o maior império da América pré-colombiana, cuja capital era a cidade conhecida como Cusco.

Formação da Sociedade dos Incas

A Sociedade dos povos incas era dividida entre os nobres, são aqueles que eram os detentores do poder e também os detentores das terras, logo abaixo também era formada pela população que trabalhavam nas terras dos nobres e por último era formada pelos escravos que deveriam ter como principal obrigação proteger os seus senhores.

A economia dos Povos Incas

As Ilhamas (principal animal da região) forneciam além da carne, a lã e também serviam como animais de carga. As alpacas, outro animal popular na região, forneciam apenas lã. Os povos Incas produziam centenas de espécies de produtos agrícolas, principalmente grãos, devido a sua maior durabilidade, mas, os produtos agrícolas considerados como sendo os mais comuns nesta sociedade pré-colombiana eram o milho, o feijão, a abóbora, a pimenta, a batata, a batata doce, a mandioca, o abacate, o amendoim e o algodão. O padrão básico dos estabelecimentos incas não eram urbano, mas predominantemente rural, a maioria dos Incas viviam em aldeias.

Oficialmente todas as terras pertenciam ao imperador, denominado com o nome de Sapa, e as terras eram fornecidas aos súditos devido a sua generosidade, baseando-se num sistema de impostos e supervisionado por uma hierarquia administrativa. O pagador de impostos tinha que contribuir com um montante de trabalho para o Estado, o trabalho coletivo para os incas era considerado de extrema importância. Outro dever importante era a mita, o trabalho realizado pela população em projetos públicos das cidades Incas. A última obrigação do pagador de impostos era prestar o serviço militar.

PARA MAIS INFORMAÇÕES ACESSE O TEXTO SOBRE AS CIVILIZAÇÕES PRÉ-COLOMBIANAS: https://profdanihistoria.com.br/%ef%bb%bfintroducao-as-civilizacoes-pre-colombianas/

A Religião dos Povos Incas

No essencial, a religião inca era uma forma de adoração dos seus ancestrais, a população esperava a proteção dos mortos, para a realização das mais diversas atividades, o culto oficial dos incas era ao deus sol chamado como deus Inti, que era considerado como um deus ligado diretamente aos ancestrais da dinastia reinante e deveria ser adorado por toda a população. Dava-se ênfase também aos oráculos, aos métodos de adivinhações, as curas rituais e também aos rituais de veneração tanto aos ancestrais, como aos diversos deuses dos povos incas.

Tanto os povos Incas quanto os povos Maias e também os povos Astecas, usavam seu trabalho como forma de pagamento de seus impostos, as hegemonias sucediam-se e estas populações continuavam a pagar os impostos com o seu trabalho. Neste aspecto os europeus (espanhóis) facilmente manipularam os povos indígenas (nativos) das regiões colonizadas com um sistema de trabalho disciplinado, obediência e produção regrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *