O Período do Renascimento Cultural (aproximadamente entre os séculos XII e XV) é marcado pela realização de inúmeras obras de arte entre elas podemos citar: pinturas, esculturas, livros, monumentos, entre outras formas de organização artística. Este período também foi marcado por diversas características que merecem ser lembradas e abordadas na atualidade. Iremos ao longo do texto trabalhar as principais obras do período do Renascimento Cultural.
É uma obra muito famosa e que levou a diversas interpretações durante o período do Renascimento Cultural, foi o quadro do Casal Arnolfini do famoso pintor renascentista Jan van Eyck, este quadro foi pintado no ano de 1434 (século XV). A obra em questão retrata o rico burguês (comerciante) Giovanni Arnolfini (grande incentivador, um mecenas, das artes no período do Renascimento) e a sua esposa Giovanna Cenami
A obra mais famosa do período renascentista, sem dúvida, foi a Mona Lisa (obra que atualmente está em exibição no museu do Louvre em Paris) também conhecida como A Gioconda é a mais extraordinária e conhecida obra do famoso pintor conhecido como Leonardo da Vinci, uma das figuras de maior destaque do Renascimento não somente do italiano, mas também de toda a Europa naquele período. A obra foi iniciada em 1503, alguns afirmam que ela foi finalizada em 1506 e outros acreditam que ela nunca foi finalizada.
Em relação as esculturas, a obra mais famosa do período do Renascimento Cultural foi Davi de Michelangelo. A obra retrata o grande homem e também herói bíblico com um absoluto realismo anatômico, absolutamente impressionante, sendo considerada uma das mais importantes e influentes obras do período do Renascimento. A escultura encontra-se na Galeria da Academia de Artes de Florença (desde o ano de 1873) foi nesta cidade que se originou a encomenda da importante obra de arte.
O Homem Vitruviano do famoso pintor Leonardo da Vinci é um desenho afamado que acompanhava de maneira bastante simples e direta, anotações realizadas pelo artista aproximadamente no ano de 1490. Está obra é responsável por descrever uma figura masculina em duas posições sobrepostas com os braços inscritos num círculo e em outro num quadrado. Foi uma imagem de grande importância para o período do Renascimento pois exaltava a figura humana como tendo o seu valor e a sua importância neste período.
Uma das grandes obras do Renascimento Cultural, tanto em importância como também em tamanho foi o Casamento em Caná é uma gigantesca pintura em óleo do pintor italiano renascentista Paolo Veronese. Ela está atualmente exposta no Museu do Louvre, em Paris, o quadro impressiona pela riqueza de detalhes e também pela forma harmoniosa como as cores foram sendo inseridas na tela, sendo, sem dúvida, a maior pintura na coleção do famoso museu, com 6,77m por 9,94m.