O SISTEMA FEUDAL

O Feudalismo tem a sua origem associada a queda do antigo Império Romano a partir do século I, neste período após uma grave crise em Roma e as invasões e pilhagens dos povos bárbaros, a sociedade romana entra em um momento de profunda decadência, a população mais pobre, os denominados plebeus estavam passando por um período de extrema dificuldade e com incentivo da Igreja Católica (instituição que surgiu neste período), começaram a deixar as cidades romanas que estavam em ruínas e a buscar auxilio nas áreas rurais em busca de proteção, de alimento e também de abrigo. Desta forma foi se formando os feudos medievais e com isso ocorreu consequentemente a queda do Império Romano e o fim do período da Idade Antiga. Consequentemente teve início um novo período que ficou denominado como Idade Média ou Período Medieval. Onde irão imperar os Senhores Feudais e o poder do Clero (os membros da Igreja Católica).

Cerimônia de Vassalagem:

A Cerimônia de Vassalagem ou também conhecida como Cerimônia de Investidura era o momento em que os plebeus (antigos habitantes do Império Romano) se tornavam os servos (camponeses) dentro dos feudos, este tipo de ritual de passagem era uma forma de mostrar os direitos e também os deveres tanto dos servos como dos senhores feudais a partir do momento em que os servos fossem viver dentro dos feudos. Esta cerimônia se estendia a todos os membros da família dos servos e se estendia também para as futuras gerações.

Obrigações dos Senhores Feudais:

A partir do momento em que os Senhores Feudais realizavam a Cerimônia de Vassalagem ele deveriam cumprir determinadas obrigações para com os servos, entre estas obrigações dos Senhores Feudais podemos citar: oferecer moradia aos servos e as suas famílias em local seguro e protegido, fornecer as ferramentas e as sementes para que eles pudessem produzir o seu próprio alimento, fornecer proteção aos servos que vivessem em seu feudo.

Obrigações dos Servos:

Os Servos por sua vez também deveriam cumprir a sua parte dentro dos feudos, após a realização da Cerimônia de Vassalagem ou Investidura, com isso eles deveriam trabalhar nas terras dos Senhores Feudais, produzindo alimentos, cuidando dos animais, das pastagens, produzindo artesanato, auxiliando na manutenção dos prédios dos feudos, incluindo a igreja e pagando os impostos obrigatórios do feudo.

CASTELO DE STIRLING (ESCÓCIA)

Impostos pagos pelos Servos nos Feudos:

Corvéia: Era o imposto pago em forma de trabalho pelo Servo para o Senhor Feudal. Os Servos trabalhavam cinco dias da semana nas terras dos Senhores Feudais produzindo alimentos.

Dízimo, Vintém ou Tostão de Pedro: Era o imposto pago pelos Servos medievais em forma de produtos agrícolas, artesanais ou trabalho para os membros da Igreja Católica.

Mão Morta: Era o imposto pago em forma de produtos agrícolas para os Senhores Feudais. Era uma forma de “aluguel” pago pelo servos para que ele pudesse habitar a casa de seu falecido pai.

Banalidades:  Era o imposto pago em forma de produtos artesanais para os Senhores Feudais, pelo uso dos fornos, dos moinhos e das instalações dos feudos para a produção de objetos pessoais.

Talha: Era o imposto pago em forma de produtos agrícolas para os Senhores Feudais. Era pago sobre o número de pessoas que viviam em cada casa do feudo.

Prestações: Era o imposto pago hospedando visitantes que vinham até o feudo, exemplo: cavaleiros, membros do clero, nobres, entre outros.

A sociedade Feudal:

A sociedade feudal era denominada como sociedade estamental, ou seja, não havia mobilidade entre os grupos da sociedade feudal, caso você fosse servos, seria eternamente um servo, não podendo se deslocar entre os grupos sociais existentes.

Clero: são todos aqueles que pertencem a Igreja Católica, padres, bispos, arcebispos, papa, entre outro. Era um grupo social que recebia impostos dos servos. A igreja católica era considerada a instituição mais poderosa neste período da Idade Média.

Senhor Feudal e Nobreza: São todos aqueles que comandavam os feudos, tinham algum título de nobreza ou eram cavaleiros medievais. Era um grupo social que recebia impostos dos servos. A eles pertenciam as terras, e também é este grupo social que criava as leis e as regras dentro dos feudos.

Servos: São os camponeses que habitavam e trabalhavam nos feudos, dependiam da proteção dos senhores feudais e pagam impostos tanto para os senhores feudais quanto para a igreja católica. Deveriam seguir as leis e as regras implantadas pelos senhores dentro dos feudos.

Economia no sistema feudal:

A economia dentro do sistema feudal era denominada de economia de subsistência, economia de consumo ou de economia autossuficiente, pois eles produziam dentro do próprio feudo tudo o que era necessário para o sustento do grupo, ou seja, os alimentos, as roupas, os calçados, os objetos de uso individual e coletivos eram produzidos pelos próprios servos. Não haviam neste período trocas monetárias, eles não produziam para a venda, apenas para a manutenção dos que viviam no feudo, até porque não era permitido que os servos saíssem dos feudos sem a prévia autorização dos senhores.

Sistema de três campos e rotação trienal:

Como forma de melhorar a produtividade do solo nos feudos, foi criado o sistema de três campos e a rotação trienal, que consistia em:

Manso Senhorial: terra destinada a produção agrícola dos senhores feudal, sua família e os demais nobres que viviam nos feudos ou dependiam deles.

Manso Servil: terra destinada a produção agrícola dos servos e das suas famílias;

Manso Comunal: terra destinada a pastagem dos animais e que ficava “descansando” por três.

A rotação trienal consistia em rotacionar os mansos a cada três anos, permitindo que sempre uma parte pudesse ficar descansando e adquirindo as nutrientes necessários com a pastagem dos animais. Desta forma era possível manter uma produtividade do solo mais alta.

Poder descentralizado:

O poder nos feudos ficava nas mãos dos senhores feudais, esta era a forma de poder descentralizado, ou seja, eram eles que criavam as leis e as regras que iriam reger os feudos. O rei neste período não desenvolveu o poder político, por isso os senhores feudais tinham um poder maior que os próprios reis.

CASTELO MEDIEVAL NEUSCHWANSTEIN (ALEMANHA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *