ILUMINISMO OU ILUSTRAÇÃO

O Iluminismo, Ilustração ou também conhecido como o Século das Luzes tem de ser compreendido no plano da Revolução Industrial e social do século XVIII. Representando uma ampla revolução no plano das ideias durante este período. Em última instância é o próprio pensamento da burguesia industrial e comercial nesta fase da Idade Moderna. Esse movimento prega a liberdade, a igualdade entre os grupos da sociedade, o fim do sistema absolutista, a reorganização da sociedade e a defesa da propriedade privada. Surgiu na França, mas ganhou força em outros países da Europa e até mesmo na América.

ANTECEDENTES DO ILUMINISMO

O Antigo Regime foi à denominação que surgiu no século XVIII, para identificar um conjunto de características que contava com a monarquia absoluta baseada no direito divino dos reis, nos privilégios da nobreza e do clero e no sistema econômico, prioritário da Idade Moderna, denominado como mercantilista.

Essas características estavam presentes na Europa desde o final da Idade Média, no período compreendido como Baixa Idade Média. Quando o poder passou a ser centralizados nas mãos dos reis e o Sistema Feudal estava em franco declínio.

A burguesia passou a enriquecer devido a ampliação do comércio, tanto dentro da Europa como em outras regiões, como por exemplo, a Índia, mas mesmo com muito dinheiro os burgueses (comerciantes) não detinham o poder, que estava nas mãos do rei, da nobreza e do clero.

PARA SABER MAIS SOBRE A REVOLUÇÃO FRANCESA ACESSE: A REVOLUÇÃO FRANCESA (1789-1799)

Os impostos pagos pelo Terceiro Estado (os burgueses, os camponeses e os artesãos) na França eram bastante abusivos, e pouco se fazia pela população neste local, isso alimentou ainda mais os iluministas para que a ideia de uma revolução popular pudesse surgir na França, levando no ano de 1789 ao processo da Revolução Francesa.

O Racionalismo (o uso da razão) faz parte dos antecedentes do movimento denominado como Iluminismo, os escritores franceses, se utilizaram do racionalismo e com isso no século XVIII provocaram uma revolução intelectual de grande importância na história do pensamento moderno.

FILOSOFOS ILUMINISTAS

MONTESQUIEU

Entre os filósofos iluministas podemos citar Rousseau, Montesquieu e Voltaire, eles foram de fundamental importância para difundir as ideias iluministas por toda a Europa. Tinham como principal objetivo mostrar para a população que o absolutismo deveria dar lugar a uma nova forma de governo que pudesse beneficiar a todos e não somente o rei, a nobreza e ao clero.

DESPOTISMO ESCLARECIDO

Quando os reis absolutistas perceberam o avanço dos grupos iluministas sobre a população da Europa, principalmente na França, tentarão colocar em prática as ideias do Iluminismo, criando, com isso, mecanismos para governar de acordo com a razão, mas sem abandonar efetivamente o seu poder absoluto. Esse sistema não funcionou e só foi responsável por ampliar o movimento iluminista que buscava o fim do absolutismo. Pois a população percebeu que estava sendo enganada pelos reis absolutistas com ideias que não seriam colocadas em prática.

PARA QUESTÕES DO TEMA REVOLUÇÃO FRANCESA, ACESSE: QUESTÕES REVOLUÇÃO FRANCESA (2)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *