Roma Antiga

HISTÓRIA DA ROMA ANTIGA

A HISTÓRIA ROMANA DIVIDIU-SE EM TRÊS PERÍODO:

– MONARQUIA: 753 a.C. até 509 a.C.

– REPÚBLICA: 509 a.C. até 27 a.C.

– IMPÉRIO: 27 a.C. até 476.

Origem mitológica da Roma Antiga: Os romanos explicavam a origem de sua cidade através do mito dos gêmeos Rômulo e Remo. Segundo a mitologia romana, eles foram colocados no rio e posteriormente salvos por uma loba, que os amamentou, encontrados por um casal de pastores, foram criados até a fase adultas. Retornam a cidade natal e retomam suas terras onde irão fundar a cidade que seria Roma.

Origem histórica: De acordo com os historiadores, a fundação da cidade de Roma resulta da chegada dos povos albaneses as margens do rio Tigre, onde naquela região desenvolveram uma comunidade, que posteriormente se tornaria um grande império.

Monarquia romana Durante esse período o rei acumulava as funções executiva, judicial e religiosa, e era auxiliado diretamente pelo Senado e pelo Conselho de Anciãos. Na fase final da monarquia, Roma conheceu um período de domínio etrusco, que coincidiu com o início de sua expansão comercial.

SOLDADO ROMANO

Sociedade romana: era formada por: patrícios (nobres proprietários de terras), clientes (parentes afastados dos patrícios e que dependiam dos seus favores para sobreviver), plebeus ( comerciantes, artesãos eram na sua maioria estrangeiros) e escravos (surgiram na época da República, poderiam ser comercializados, havia também a escravidão por dívida).

República: República Romana é a expressão usada por convenção para definir o Estado romano e suas províncias desde o fim do Reino de Roma em 509 a.C. ao estabelecimento do Império Romano em 27 a.C.

Os Triunviratos de Roma

O Primeiro Triunvirato:  No ano de 59 a.C , Roma se via governada por Julio César, Pompeu e Crasso, que se juntaram para formar uma aliança.  Em 53a.C , Crasso é morto em uma batalha, enfraquecendo as relações entre os líderes do Triunvirato. O primeiro Triunvirato, que já havia se dissolvido com a morte de Crasso, se tornava uma Ditadura comandada por Julio César.

ARCO DE CONSTANTINO

O Segundo Triunvirato: o segundo Triunvirato foi formado em 43 a.C , aprovado pela Assembleia do Povo e constituído por Otávio Augusto, Lépido e Marco António. Como a maioria das vezes na história, três pessoas eram demais para dividir o poder e a relação entre os Triunviros não era boa. Lépido, numa tentativa falha de tomar o poder, fora exilado e jogado pra fora do cenário político. Restavam Marco Antônio e Otavio. Ao final do Triunvirato Caio Otávio tornou-se o primeiro imperador de Roma.

Pão e Circo: Com o crescimento urbano vieram os problemas sociais. A escravidão gerou o desemprego dos plebeus. Esta massa de desempregados passou a viver nas ruas de Roma. Receoso de que pudesse acontecer alguma revolta de desempregados, criou-se a política do Pão e Circo. Esta consistia em oferecer aos romanos alimentação e diversão. Todos os dias ocorriam lutas de gladiadores no Coliseu, onde eram distribuídos alimentos. Desta forma, a população acabava esquecendo os problemas da vida, diminuindo as chances de revolta.

O COLISEU

Império romano: Império Romano é a designação utilizada por convenção para referir o Estado romano nos séculos que se seguiram à reorganização política efetuada pelo primeiro imperador, César Augusto. Embora Roma possuísse colônias e províncias antes desta data, o estado pré-Augusto é conhecido como República Romana.

Queda de Roma: Com a grave crise econômica, a invasão dos Povos Bárbaros, o surgimento do Cristianismo, a saída da população das cidades romanas para o campo, em busca de proteção nos feudos. A Roma Antiga entrou em um período de decadência que levou ao seu fim. Dando início desta forma ou período denominado como História Medieval.

PARA ATIVIDADES SOBRE O TEMA ACESSE: https://profdanihistoria.com.br/questoes-roma-antiga-ef/

4 thoughts to “HISTÓRIA DA ROMA ANTIGA”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *