No final do século XIX, inúmeros fatores foram responsáveis por esquentar os ânimos dos países da Europa, entre esses fatores, podemos citar:
– Como duas causas fundamentais deste grande conflito mundial, podemos citar o nacionalismo exacerbado e a xenofobia (aversão à estrangeiros).
– O processo do Neocolonialismo, que foi a partilha da Ásia e da África, no final do séc. XIX, deixou a Alemanha fora do processo neocolonial. Inglaterra, França e seus aliados podiam explorar diversas colônias. A insatisfação da Alemanha, no contexto do Neocolonialismo, pode ser considerada uma das causas da Primeira Guerra Mundial.
– No início do século XX havia uma concorrência comercial entre os países europeus, na disputa pelos mercados consumidores. Esta gerou conflitos de interesses entre as nações do velho mundo, o que ampliou a discórdia entre os países europeus, principalmente em relação a Alemanha.
– Simultaneamente a estes fatores citados anteriormente, os países estavam empenhados numa corrida armamentista, já com reais intenções de promover uma guerra futuramente. Isto acabou gerando um clima de extrema tensão entre os países, onde um país tentava se armar mais que o outro.
– O estopim do conflito de caráter mundial foi o assassinato de Francisco Ferdinando, arquiduque do império austro-húngaro, durante sua visita a Bósnia.
PARA RESOLVER QUESTÕES SOBRE O TEMA, ACESSE: https://profdanihistoria.com.br/questoes-a-primeira-guerra-mundial/
A Política de Alianças: Os países europeus, como forma de se prepararem para uma possível guerra, começaram a fazer alianças políticas e militares entre eles. Essas alianças eram basicamente duas. De um lado a Tríplice Aliança formada pela Itália, Império Austro-Húngaro e Alemanha. Do outro lado a Tríplice Entente, formada pela, França, Rússia e Inglaterra. O Brasil também auxiliou na guerra, enviando para os campos de batalha enfermeiros e medicamentos para ajudar os países da Tríplice Entente.
Fases da Guerra:
- Primeira fase (1914/15) movimentação de tropas e equilíbrio entre as forças rivais;
- Segunda fase (1915/17) guerra de trincheiras;
- Terceira fase (1917/18) entrada dos EUA, ao lado da França e Inglaterra, derrota da Alemanha.
As batalhas desenvolveram-se na sua maior parte em trincheiras nos campos de batalha. Os soldados ficavam, muitas vezes, centenas de dias entrincheirados, lutando pela conquista de pedaços de território. A fome, o frio e as doenças eram os maiores inimigos destes soldados na Primeira Guerra Mundial. Enquanto os homens lutavam nas trincheiras, as mulheres trabalhavam nas indústrias bélicas como empregadas.
Em 1917 ocorreu a entrada dos Estados Unidos no conflito. Os norte-americanos entraram ao lado da Tríplice Entente, após a saída da Rússia, devido a uma revolução em seu país. Este fato marcou a vitória da Entente, em 1918, forçando os países da Aliança a assinarem a rendição.
– Inicialmente tentaram colocar em prática um acordo denominado 14 pontos: Os “14 pontos” não previam sanções com os derrotados, abraçando a ideia de uma Paz “sem vencedores nem vencidos”. Poucas propostas de Wilson foram aplicadas, o desejo de vingança da Inglaterra e França prevaleceram.
– A Alemanha teve que assinar o Tratado de Versalhes que impunha a este país, restrições e punições. A Alemanha teve seu exército bastante reduzido, sua indústria bélica diminuída, perdeu regiões, além de ter que pagar os prejuízos da guerra dos países vencedores. O Tratado de Versalhes foi considerada a consequência da Primeira Guerra Mundial e causa da Segunda Guerra Mundial.
PARA O TEMA A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, ACESSE: https://profdanihistoria.com.br/a-segunda-guerra-mundial-1939-1945/