A GUERRA DE SECESSÃO (1861 – 1865)

Após o processo de Independência dos Estados Unidos ocorreu um evento que foi denominado como Guerra de Secessão ou também conhecido como a Guerra Civil Americana, foi um conflito militar que ocorreu entre os anos de 1861 e 1865. De lado um ficaram os estados do sul (favoráveis a escravidão) contra os estados do norte (contrários a escravidão).

Inicialmente após o processo de independência, a escravidão foi mantida na constituição americana do ano de 1787, mesmo com os estados do norte se mostrando contrários a esta medida. Este conflito ocasionado pela manutenção da escravidão foi o principal fator que gerou a Guerra de Secessão.

CAUSAS DA GUERRA

Os estados do sul tinham uma economia baseada no latifúndio (grandes fazendas), na escravidão como forma de trabalho, na agricultura e na produção voltada para a exportação, principalmente de algodão, essas colônias seguiam as regras do pacto colonial e eram submissas a metrópole inglesa.

Os estados do norte defendiam a abolição da escravidão, a forma de trabalho livre, familiar e assalariado, mantinham pequenas propriedades rurais (minifúndios) e possuíam sua economia baseada na indústria. Esta diferença de interesses entre os estados americanos foi responsável por deflagrar o conflito.

O DESENVOLVIMENTO DO CONFLITO

O conflito teve início no ano de 1861. Com duração de 5 anos, a guerra provocou a morte de 600 mil pessoas. Os estados do norte, mais preparados, venceram e impuseram seus interesses sobre o país. Com a vitória do norte os estados do sul foram obrigados a acabar com o processo de escravidão, além de promover a urbanização e construir indústrias.

CONSEQUÊNCIAS DO EVENTO

A escravidão foi abolida, atendendo aos interesses dos estados do norte e sendo modificada na constituição norte americana. Apesar disso, os negros não tiveram nenhum programa governamental que lhes garantissem a integração social. Após a liberdade, foram marginalizados pela sociedade, o que acabou gerando um novo processo o de segregação racial, que acabou marginalizando os negros por mais de um século na sociedade americana.

Também podemos afirmar que o processo de industrialização do norte intensificou-se, gerando mais riqueza na região. Por outro lado, o sul passou por uma crise, perdendo influência política e tendo que se adaptar a uma nova forma de trabalho.

Pensamentos


Imagens para WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *