A GRÉCIA ANTIGA

A Grécia Antiga, assim como a sociedade da Roma Antiga, pertenceu ao grupo denominado como Antiguidade Ocidental ou também Antiguidade Clássica, pois desenvolveu-se na região da Península Balcânica, sendo basicamente formada por duas regiões: uma próxima a área montanhosa e outra próxima a orla marítima.

SOLDADO ESPARTANO

De clima muito seco, com chuvas raras e com poucas áreas férteis, a Grécia Antiga tinha como principal forma de sobrevivência o desenvolvimento da agricultura que era praticada nos vales e também nas encostas das montanhas da região, os principais produtos agrícolas produzidos por essa sociedade grega eram o trigo, a cevada, a vinha e também as oliveiras.

Período Pré – Homérico (povoamento da Grécia – séculos XX – XII)

Podemos afirmar que o período denominado como Pré-Homérico (anterior as famosas histórias do grego Homero), foi o momento em que surgiu a Grécia Antiga, neste período ocorreram as invasões dos povos Aqueus, Jônios e Eólios, inicialmente (eram povos que viviam pacificamente e foram responsáveis por desenvolver novas características promovendo um processo de unificação na região) e posteriormente dos povos Dórios, na Ilha de Creta, foi ali que surgiu a cultura Grega, ou também denominada como Cultura Helenística. Neste período também ocorreu a fundação das primeiras cidades gregas, Tirinto e Micenas.

Posteriormente, com a chegada dos Dórios, ocorreram conflitos entre os grupos que viviam na Ilha de Creta, estes conflitos levaram a um evento que ficou popularmente conhecido como a Primeira Diáspora Grega, está se tornou a Diáspora de Dispersão, ou seja, os povos que habitavam a ilha de Creta, foram forçados a ir em direção ao continente (Península Balcânica), desta forma acabaram levando a nova cultura criada por eles, a Cultura Grega para outras regiões, ampliando desta forma o território da Grécia Antiga.

POSEIDON: DEUS DOS MARES

Período Homérico (formação dos genos – séculos XII – VIII a.C.)

Durante o segundo período da história da Grécia Antiga, o denominado período Homérico, percebemos inúmeras características descritas nos Poemas de Homero, são eles, A “Ilíada” e A “Odisséia”. Por esse motivo do nome dado ao período em questão.

Neste período, após a saída dos Gregos da Ilha de Creta, devido a Primeira Diáspora Grega e consequentemente a sua ida para o continente, a Península Balcânica, ocorreu a formação do que vamos chamar de Genos, pequenas comunidades que eram unidades econômicas, políticas, sociais e religiosas dos gregos durante este período.


Conforme os Genos cresciam, dois ou mais Genos próximos acabavam se unindo e dando origem a uma Frátria, cuja definição é unidades maiores que os genos, responsáveis por formarem as primeiras póleis (cidades) gregas. As Frátrias eram governadas inicialmente por Basileus (reis) e posteriormente por Arcontes (magistrados).

PARA REALIZAR ATIVIDADES SOBRE O TEMA ACESSE: https://profdanihistoria.com.br/questoes-grecia-antiga-ef/

Período Arcaico (formação da Grécia – séculos VIII – VI a.C.)

O período Arcaico é responsável pela formação das grandes cidades da Grécia Antiga, as póleis gregas, foi neste período que ocorreu a Segunda Diáspora Grega, neste caso foi a Diáspora de expansão, que levou a um grande crescimento da Grécia Antiga e a formação das cidades Estado.

As Cidades Estados que se formaram na Grécia Antiga neste período, tinham um governo próprio, ou seja, eram autônomas, umas em relação as outras, mas mantinham características em comum, como por exemplo, a mesma Cultura, a mesma Religião e também a mesma Língua. Atenas e Esparta fizeram parte das grandes cidades que floresceram neste período na sociedade grega.

Atenas: o berço da democracia

A cidade estado de Atenas foi considerada o berço da democracia ou seja, do governo do povo, as decisões eram tomadas a partir da realização das assembleias, delas poderiam participar aqueles que eram considerados como cidadãos, ou seja, homens, nascidos na cidade de Atenas, adultos e livres. Mulheres, escravos e estrangeiros eram excluídos das assembleias e não tinham o direito de emitir a sua opinião.

Atenas também foi considerada o berço do desenvolvimento artístico, filosófico e cultural da Grécia Antiga, sendo responsável por levar ao mundo grandes nomes da filosofia como Sócrates, Platão e Aristóteles.

DIANA: DEUSA DA CAÇA

Esparta: a cidade guerreira

A cidade estado de Atenas é até hoje famosa por ter sido considerada na Antiguidade como um exemplo na formação de exímios soldados para a guerra e em uma rígida educação militar desde o período da infância. Em Esparta as mulheres deveria ser apenas “boas reprodutora”não sendo dadas a elas qualquer grau de instrução ou possibilidade de ascensão social ou profissional.

Período Clássico (período das disputas – séculos V – IV a.C.)

O Período Clássico foi marcado pelas disputas pela supremacia da Grécia Antiga, entre elas podemos citar, as Guerras Médicas ou Pérsicas, a invasão dos Persas e a luta com os Gregos, ocorrida no século V antes de Cristo, a Guerra do Peloponeso a luta entre a cidade gregas de Esparta e Atenas, ocorrida também no século V a.C. A hegemonia Tebana ocorrida no século IV a.C, o domínio dos povos macedônicos também ocorrido no século IV a.C.

Curiosidades da Grécia Antiga, em relação a cultura Grega, podemos destacar características que se mantém até os dias de hoje, como por exemplo a popularização dos deuses gregos (ligados a sua religião politeísta), o teatro, a criação do conceito de democracia e também o desenvolvimento dos Jogos Olímpicos.

ACESSE O PRÓXIMO CONTEÚDO: https://profdanihistoria.com.br/historia-da-roma-antiga/

One thought to “A GRÉCIA ANTIGA”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *