No ano de 1532, Portugal buscando reduzir o número de invasões estrangeiras (holandeses, franceses e ingleses) na colônia enviou para o Brasil a primeira expedição de caráter colonizador, liderada por Martim Afonso de Sousa, a partir deste momento teve início o denominado período colonial no Brasil que ocorreu do ano de 1532 até 1822, quando foi proclamada a Independência da colônia por Dom Pedro I.
Em 1534, como forma de melhor organizar a colônia portuguesa, o governo Luso resolveu dividir o território do Brasil no sistema de Capitanias Hereditárias. Com isso, o território foi dividido em faixas de terras que foram passadas para os donatários portugueses. Estes se tornavam diretamente responsáveis em explorar os recursos do território adquirido, também ficavam encarregados de povoar, de proteger e de estabelecer o cultivo da cana de açúcar no nordeste brasileiro.
PARA SABER MAIS SOBRE O PROCESSO DE COLONIZAÇÃO NO BRASIL ACESSE:https://profdanihistoria.com.br/trafico-negreiro-e-escravismo-no-brasil/
Mas, a partir de 1549, o sistema de Capitanias Hereditárias fracassou, devido o grande tamanho dos territórios que foram passados para os donatários, também devido a falta de recursos para empreender melhorias nesses territórios e dos ataques estrangeiros que continuaram ocorrendo durante este período. As capitanias hereditárias de São Vicente e de Pernambuco foram às únicas que apresentaram resultados positivos as demais se mostraram amplamente ineficientes, desta forma o Sistema de Capitânias Hereditárias acabou sendo extinto da colônia.
PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A FASE DO AÇÚCAR NO BRASIL ACESSE: https://profdanihistoria.com.br/economia-e-sociedade-na-fase-do-acucar-no-brasil-seculos-xvi-e-xvii/
Após a tentativa fracassada de colocar em prática o sistema de Capitanias Hereditárias, a coroa portuguesa estabeleceu no Brasil o sistema de Governo-Geral. Foi uma forma de centralizar o comando e de ter mais controle sobre o que ocorria na colônia. O primeiro governador-geral foi Tomé de Souza, que recebeu como missão, combater os indígenas, aumentar a produção agrícola, defender o território e procurar locais de exploração de ouro e prata.
Também foram colocadas em prática as Câmaras Municipais que eram uma forma de poder político local comandado por fazendeiros que recebia as ordens de Portugal e a partir disso definiam os rumos políticos das vilas e cidades. A capital do Brasil neste período foi Salvador, pois a região Nordeste era a mais povoada e desenvolvida da colônia.
Boa tarde
Quem é o autor da imagem que abre o texto?
DESCOBRI!!!! O AUTOR DA IMAGEM É HENRY KOSTER, UM INGLÊS QUE VEIO PARA O BRASIL NO INÍCIO DO SÉCULO XIX.