A GUERRA FRIA (1946 – 1989)

A guerra fria teve início após a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945), quando os Estados Unidos e a União Soviética passaram a disputar a hegemonia mundial. A sua definição clássica é a de uma guerra ideológica, onde não ocorreram conflitos diretos entre as duas poderosas nações.

PARA SABER MAIS SOBRE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ACESSE: A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939–1945)

Os dois países saíram bastante fortalecidos do final da Segunda Guerra pois pertenciam ao bloco dos vitoriosos, mas, mesmo fazendo parte do mesmo bloco tinham sistemas econômicos e ideológicos completamente opostos o que fez com que os países acabassem se tornando inimigos no final da guerra. Desta forma surgiu o processo da Guerra Fria.

Características dos blocos da Guerra Fria

URSS: País que se tornou socialista a partir da Revolução Russa (1917), tendo como principais características uma economia planificada, sistema de partido único, a busca pela igualdade social, que prioriza a propriedade estatal e a falta de democracia.

LÊNIN (REVOLUÇÃO RUSSA 1917)

EUA: País capitalista, baseado em uma economia de mercado, que prioriza a propriedade privada, com um sistema democrático e pluripartidário.

Desenvolvimento do conflito ideológico

Com o final da Segunda Guerra Mundial os dois blocos passaram a lutar para implantar os seus regimes de governo em outros países e com isso ampliar o número de países capitalistas (aliados aos Estados Unidos) e socialistas (aliados a União Soviética) pelo mundo.

Mas, essa luta deveria ocorrer de forma não violenta, prioritariamente por dois motivos, o primeiro é que esses países estavam fortemente armados com bombas nucleares (o que seria um grande desastre) e segundo devido ao fato de o mundo estar desgastado por dois conflitos de caráter mundial ocorridos anteriormente: a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) e a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945).

PARA SABER MAIS SOBRE A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ACESSE: A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914-1918)

Devido a isso criou-se o termo Paz Armada, ou seja, os países e seus aliados teriam armas, mas não poderiam utilizar, seria apenas uma forma de proteção e uma fonte constante de ameaças entre os países dos blocos capitalista e socialista durante a Guerra Fria. Enquanto houvesse o medo de um possível ataque a paz estaria garantida.

Blocos da Guerra Fria

Neste período formaram-se blocos militares e econômicos com o objetivo de atrair aliados e auxiliar os países envolvidos no conflito. Estes blocos foram criados tanto do lado capitalista quanto do lado socialista.

OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte): bloco militar liderado pelos Estados Unidos tinha como principal objetivo conter o avanço das ideias socialistas nos países aliados ao sistema capitalista.

Pacto de Varsóvia: bloco militar liderado pela União Soviética tinha como principal objetivo conter o avanço das ideias capitalistas nos países aliados ao sistema socialista.

Plano Marshal: bloco econômico no qual os Estados Unidos passou a oferecer empréstimos aos países que saíram da Segunda Guerra Mundial em troca de se aliarem ao grupo capitalista.

COMECON: bloco econômico da União Soviética, criado com o objetivo de garantir auxílio mutuo entre os países aliados ao socialismo.

PARA SLIDES SOBRE O TEMA A GUERRA FRIA ACESSE: SLIDES: HIST. GERAL

Desenvolvimento da Guerra Fria

Como um conflito armado não era bem visto entre os blocos da Guerra Fria se tornou fundamental buscar maneiras de se explorar formas de atrair novos países para os seus respectivos sistemas. Desta maneira criou- se a corrida espacial e também o american way of life.

Os dois países que disputam neste conflito buscavam formas de promover avanços espaciais e dessa forma também buscavam a supremacia não somente em tecnologias espaciais, mas também em tecnologias que pudessem ampliar o poder dos seus sistemas. Inicialmente a União Soviética se mostrou bastante eficiente em relação a corrida espacial, mas posteriormente os Estados Unidos tomou a dianteira do processo levando o primeiro homem à lua.

O American Way Of Life (Estilo de Vida Norte Americano), também foi amplamente divulgado através das rádios, dos jornais, do cinema e da televisão, era uma forma de mostrar que a vida dos americanos era melhor que a dos soviéticos, através de bandas americanas, filmes, séries de TV, entre outros.

MURO DE BERLIM (DIVIDIU A ALEMANHA)

A construção do Muro de Berlim foi uma forma de dividir fisicamente os países dos blocos capitalista e socialista e consequentemente demonstrar o poder de cada um deles. A Alemanha se tornou o símbolo de um país dividido pela Guerra Fria, desde o final da década de 1940 até o início da década de 1990.

Guerra da Coréia (1950 – 1953)

MEMORIAL GUERRA DA CORÉIA (CORÉIA DO SUL)

Durante o processo da Guerra fria ocorreram dois conflitos locais armados: a Guerra da Coréia e a Guerra do Vietnã. Ambos tiveram como origem a disputa entre capitalismo e socialismo.

O norte e o sul da Coréia dos anos de 1950 até 1953, passaram por um conflito armado, O sul, capitalista, apoiado pelos Estados Unidos e o norte, socialista, apoiado pela União Soviética. Incialmente as tropas da Coréia do Norte invadiram a Coréia do Sul tentando impor o seu sistema, mas após mais de dois anos de conflitos ocorreu a divisão das Coréias e até hoje existe uma forte tensão entre os dois países, que promovem ameaças de forma constante.

Guerra do Vietnã (1959 – 1975)

SOLDADO AMERICANOS NO VIETNÃ

Outro conflito bastante popular durante a Guerra Fria foi a Guerra do Vietnã, ocorrida entre os anos de 1959 até 1975, neste conflito o exército do Vietnã passou a lutar contra os norte-americanos que invadiram seu território para evitar que o socialismo fosse implantado na região.

O grande problema deste conflito foi o fato de que os americanos não conheciam a região e passaram anos lutando contra um clima bastante hostil. Na década de 1970, o conflito já havia levado a muitas mortes e milhares de problemas entre os sobreviventes (amputações, problemas psiquiátricos). Desta forma os americanos acabaram por abandonar o conflito no ano de 1975.

Fim da Guerra Fria

MURO DE BERLIM

A partir da década de 1970, a União Soviética entrou em crise devido ao atraso econômico do país e a falta de democracia, isto levou a um processo que levou ao fim o socialismo na União Soviética a partir de 1989. O capitalismo voltou a reinar, o Muro de Berlim foi derrubado e a URSS voltou a ser novamente Rússia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *