Os povos Maias são considerados como sendo semi-sedentários, ou seja, em alguns períodos do ano eles produziam o seu próprio alimento e em outros períodos do ano eles caçavam, pescavam e coletavam frutos para poderem sobreviver, os povos Maias se localizavam nas regiões próximas ao sul do atual México. Eles pertenciam aos povos das denominadas Civilizações Pré-Colombianas, das quais também faziam parte, os povos astecas e os povos incas, eles receberam esse nome pois povoaram o Continente americano antes da chegada do navegador Cristovão Colombo no final do século XV e, consequentemente, antes do processo de colonização dos europeus na América.
SOCIEDADE DOS POVOS MAIAS
Os maias estavam organizados nas denominadas cidades-estado (são aquelas cidades que tem uma forma de governo próprio e por isso criam suas próprias leis e suas próprias regras), no caso dos povos Maias essas cidades-estado eram governadas por um chefe de tipo hereditário e também sacerdotal, ou seja, um chefe com características religiosas, e também governavam com o auxílio de um conselho. Os maias possuíam escravos que eram prisioneiros de guerra ou condenados por crimes comuns. Basicamente, haviam dois grupos sociais entre os povos Maias: o primeiro grupo social era considerado aquele dominante (eram eles, os governantes, os sacerdotes (religiosos) e também os guerreiros) e o segundo grupo, da sociedade dos Maias eram denominados de o povo comum.
PARA SABER MAIS SOBRE AS CIVILIZAÇÕES PRÉ-COLOMBIANAS ACESSE: https://profdanihistoria.com.br/%ef%bb%bfintroducao-as-civilizacoes-pre-colombianas/
ECONOMIA DOS POVOS MAIAS
Os povos Maias eram basicamente agrícolas, e tinham uma sociedade fundada sobre a cultura do milho (principal produto de consumo desta civilização),também produziam feijão e outros tipos de grãos (mais fáceis de serem armazenados a longo prazo), mesmo com um importante processo de irrigação, tinham um baixo nível tecnológico na agricultura, com inúmeras queimadas, e não utilizando adubos ou fertilizantes, os Maias passavam por períodos de escassez ou de falta de alimentos, por isso a grande necessidade de se manterem parcialmente como povos nômades, ou seja, como sendo semi-sedentários, os povos Maias também desconheciam a moeda, por isso sua economia era baseada na troca de produtos.
RELIGIÃO DOS POVOS MAIAS
Sobre a religião dos povos Maias ela repousava sobre a adoção das forças da natureza. Eles adoravam o deus da chuva, a deusa do sol, que era também a deusa da fecundidade. Tinham muitos deuses, e possuíam inúmeros rituais religiosos, eles também impunham períodos de jejuns, promoviam diversos sacrifícios humanos e oferendas de sangue aos seus deuses, levantavam pirâmides e templos religiosos em homenagem aos deuses, o desenvolvimento arquitetônico das cidades dos povos Maias foi bastante avançado para a época.